quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ESCOLA PRIMÁRIA DE ESTEVÃES




Esta Escola situa- se na Rua Principal da localidade de Estevães, na Freguesia da Mata Mourisca, e Concelho de Pombal.Foi lá, que durante dois anos, exerci as minhas funções de Professora do Ensino Primário.

Não residia lá, pois não havia casas para alugar, não havia electricidade nem transportes! Vivia na Mata Mourisca tendo que percorrer alguns quilómetros de bicicleta, para me deslocar até ao meu local de trabalho. Levantava- me cedo, para poder chegar a horas, pois tinha a percorrer alguns quilómetros a pedalar por maus caminhos!

No Inverno a deslocação tornava - se difícil por causa do frio, da chuva e do vento, mas no Verão era o intenso calor! E de vez em quando lá era eu surpreendida por um "amiguninho" cão!

Então é que era pedalar!!! mas quanto mais pedalava, mais ele corria atrás de mim! Ainda me lembro que já estava grávida da minha filha ANA, e um "amiguinho" saiu de um portão, começou a correr e a ladrar atrás de mim, e qual não é o meu espanto, a Maria da Cruz , quase no fim da gravidez, estava caída no chão! Dessa vez já ia a caminho de casa. Quando cheguei e contei à minha mãe, "Coração de Mãe," ficou preocupadíssima e disse que tinha que ir ao médico pois tinha um joelho mal.

Mas, felizmente, tudo passou e a minha filha nada sofreu.

Eram outros tempos!!!

Talvez piores!!! Talvez melhores!!! Não sei !!!

Só sei dizer que, apesar de tudo, ainda hoje recordo com alguma nostalgia, os " Bocadinhos" que passei com o meu marido e algumas colegas na casa do SR. LEOPOLDO, onde vivemos durante quase dois anos.



2 comentários:

  1. o que posso dizer desses tempos é q tantas vezes ouvi esta história do cão a correr atrás da bicicleta quando eu estava na barriga da minha mãe, que consigo visualizar o episódio como se o tivesse filmado e visto um milhão de vezes.

    Se calhar, foi por causa desta pancada que saí assim...

    bjs

    ana

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que essas histórias começam a ficar registadas!!! Ficamos à espera de mais.

    Bjs

    João

    ResponderEliminar