segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"LICEU NACIONAL DA GUARDA"



"LICEU NACIONAL DA GUARDA"

É certo que já lá vão muitos anos desde que eu deixei este nosso Liceu, que no tempo em que eu o frequentei, tinha o nome LICEU NACIONAL DA GUARDA.
Tal como o nome, a entrada era bem diferente da de hoje.
Tinha umas poucas escadas que terminavam com um portão em ferro o que era fechado pelos rapazes quando a neve nos visitava e caía em abundância.
Pois é, de vez em quando, gosto de recordar o tempo de criança e juventude que passei na minha cidade natal, a mais alta de PORTUGAL e que deixei depois de terminado o MAGISTÉRIO PRIMÁRIO.
Hoje, apenas recordei os tempos do LICEU... aulas, colegas com quem convivi, brinquei, passeei e me diverti... não esquecendo o nome de alguns professores... Ofélia professora de Ciências, Lurdes Avenal professora de Matemática, Maria José professora de Inglês, instalada na altura no HOTEL DE TURISMO,Maria de Jesus, Maria Luisa professora de História, Libânia professora de Português, Beatriz Salvador, professora de Francês, José Vilhena professor de História, Carlos Costa, Alice Quintela... e os Reitores Dr.. Rabaça e Bonito Perfeito.
Não me esqueci também de alguns contínuos : sr. Almeida, sr. Cruz, a menina Laura encarregada da Biblioteca, no primeiro andar, para onde íamos, quando havia feriados e ela não nos deixava "abrir a boca"...pois o silêncio era sagrado!
Nesse tempo, à entrada, do lado esquerdo,havia o gabinete chamado de SANIDADE, onde se faziam pequenos tratamentos médicos, sendo chefiado pela D. Maria do Céu.
Hoje tudo diferente...
Maria da Cruz Gago
22/08/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário