terça-feira, 30 de março de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
PASSEIO À MINHA TERRA NATAL

Também fui visitar o Sabugal, terra natal de meu pai onde, em criança e minha juventude, eu passava as férias. Dentro de dias publicarei no meu blogue algumas fotos dessa cidade.
"COBERTOR DE PAPA"

O "Cobertor de Papa" tradicional da Serra da Estrela, foi fabricado durante anos em várias aldeias da Beira Alta. Hoje apenas existe uma fábrica, ainda com tear manual, em Maçaínhas Guarda, pertencendo ao sr. José Pires Freire.Era feito de lã churra de ovelha, e usado pelos pastores para se resguardarem do rigoroso frio do Inverno, pois iam para a Serra com as suas ovelhinhas.Também foi agasalho de muiras camas!!! Como natural que sou da Guarda, em minha casa, também usei o quase extinto "Cobertor de Papa."
SAPATOS QUENTINHOS!!!
UMA CAPELINHA
quarta-feira, 24 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
sábado, 6 de março de 2010
Esperamos por TI...

Onde andas?
Não te vemos…
Não te sentimos…
Onde dormes?
Onde te escondes?
Quando nos visitas?
Quando nos trazes dias lindos,
Cheios de Sol,
Com sorriso,
Com esperança,
Com amor?
Dias que todos ansiamos,
Desejamos e queremos…
Para podermos
Admirar e agradecer
Toda Beleza da Mãe Natureza
Que já iniciou o seu Despertar…
Onde estás “AMIGA PRIMAVERA”?
Esperamos por TI…
Leiria, 2010-03-06
Maria da Cruz
É bom recordar estes alunos!!!!

Minha querida Professora (será sempre “a minha professora”) Dª Maria da Cruz,Não imagina a surpresa que tive ao receber o seu e-mail nem tão pouco a emoção que me criou.Gostei muito, mesmo muito, do “filme” que me enviou e confesso que me emocionei ao vê-lo. Obviamente que me identifico consigo em todas as fotos e com as duas turmas em que apareço. Foi um exercício fantástico recordar os colegas de escola primária e tentar identificar cada um (confesso que já não me lembro de boa parte dos nomes e há várias caras das quais simplesmente não me recordo, mas isso é consequência dos mecanismos da nossa memória). È muito engraçado rever imagens de outros tempos e de uma fase das nossas vidas á qual muitas vezes damos pouco valor mas que foi marcante na formação de cada um como homens e mulheres.Fiquei com vontade de “ir ao fundo do baú” recolher algumas outras fotos que possuo daquele tempo. Assim que as encontrar far-lhe-ei chegar cópias para juntar ao seu portfólio.Para já mando-lhe duas fotos : uma do “clã” Mendes e outra da minha (micro) família. Em ambas as fotos existe um “penetra” que é o meu sobrinho que eu trato como se fosse um filho e que vai connosco para todo o lado.Espero que esteja tudo bem consigo e com os seus. De vez em quando cruzo-me com a Ana aqui em Lisboa e é sempre um enorme prazer cumprimentá-la porque, para além de ser uma mulher bonita e elegantíssima, é “a filha da minha professora”.Fico esperançado que nos encontremos brevemente e com algum tempo para podermos falar um bocadinho. Um grande grande beijinho e um muito obrigado por me fazer viajar no tempo… Vitor Mendes
O "meu aluno" Vitor Mendes, olhando para a foto, é o primeiro do lado direito, sentado no degrau.
quarta-feira, 3 de março de 2010
"ADUFE"

Adufe é um instrumento musical tipicamente português.
Tem a forma de um quadrado, feito de pele de carneiro ou cabra e no interior são colocadas algumas sementes para enriquecer a soronidade.
O adufe é tradicionalmente tocado por mulheres nas regiões da Beira Baixa e Trás - os - Montes.
Para tocar o adufe tem de se segurar pelos polegares de ambas as mãos e pelo indicador da mão direita, deixando os outros dedos livres.
Em certas regiões do País, é conhecido por " Pandeiro".
Foto, feita por mim, numa loja de artesanato de Monsanto.
"Marafonas"

Segundo a lenda, também afugenta as trovoadas.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)