quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O RIO LIS


... ... ...

Fermoso Rio Lis, que entre arvoredos

ides detendo as águas vagarosas,

Até que umas sobre as outras, de invejosas,

Ficam cobrindo o vão destes penedos;

... ... ...

FRANCISCO RODRIGUES LOBO

O Rio Lis nasce no sopé da Serra de Nossa Senhora do Monte, no lugar de Fontes, Freguesia de Cortes, a oito quilómetros da cidade de Leiria, indo desaguar no Oceano Atlântico, na Praia de Vieira de Leiria. Ao longo dos tempos as suas margens sofreram grandes inundações chegando a alagar a actual Praça Rodrigues Lobo e a Rua Direita, de onde os moradores tinham de sair pelas janelas ou de jangadas feitas de madeira.

Perto da Fonte Quente fizeram um açude para passeios de barco e quando o Rei D. Manuel visitou Leira ficou hospedado no Hotel Lis e deu um passeio de barco que pertencia ao Hotel. Durante o passeio ouvia "Canções do Lis," da autoria de Alberto Pimentel, cantadas por raparigas do Bairro dos Anjos. Também se fizeram campeonatos de Natação e Concursos de Pesca. Ao longo dos tempos tem sido cantado por poetas e trovadores.

Quem visitar Leiria pode admirar a Fonte Luminosa, da autoria de António Augusto Lagoa Henriques, que simboliza o casamento do LIS e LENA, assim como o Painel que existiu no antigo "CAFÉ COLIPO" que representa também o casamento de ambos os rios.

Curiosidade:

Existe na Europa um outro Rio Lis que, ao longo de alguns quilómetros, faz fronteira entre França e Bélgica, tendo sido alvo de importantes combates durante a I Grande Guerra Mundial, em que tomaram parte soldados Portugueses.

Informação tirada do livro: "LEIRIA - AS FONTES, O RIO LIS E AS PONTES" da autora Alda Sales Machado Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário