domingo, 4 de julho de 2010

CASA DA "QUINTINHA"

Esta casa, que está completamente abandonada, ainda existe no Lugar da "Quintinha" e pertenceu a meus avós maternos e mais tarde passou para meus pais.
Situa-se a 5km da cidade da Guarda e, há uns meses, quando visitei a Guarda, o que faço pelo menos, uma vez no ano, fui recordar junto dela os tempos que passava lá com meus pais, tios e primas.
Adorei ... mas senti pena por ver que as pessoas a quem tinha sido vendida a deixaram completamente ao abandono!
Perto passa o rio NOEME e era lá que meu pai, nesse tempo, apanhava uns peixinhos muito pequeninos para minha mãe preparar uns lanchinhos. Também nesse tempo meu pai preparava as coxinhas de rã e eu adorava, mas neste momento era incapaz de comer tal pitéu, que nessa altura me lembro de gostar!!!
Era no rio NOEME que minha mãe e minhas tias lavavam a roupa que traziam da Guarda, a pé, e colocavam a "corar" ao sol, para que ficasse branquinha como a neve da nossa Serra da Estrela!
Enquanto as nossas mães tratavam da roupa, eu e minhas primas, descalças, chapinhavamos na água límpida daquele pequenino rio.
Trabalho terminada e as nossas mães iam a caminho de casa preparar o jantar com todos os produtos que cultivavam naquela "QUINTUINHA"e que tão bem nos sabiam.
Ainda tenho na minha memória uma "espécie de festa do meu aniversário"... que minha mãe fez questão de lá fazer e recordo-me que o presente que mais me marcou foi uns chocolatinhos em forma de "Ratinhos" embrulhadinhos em pratinhas muito coloridas!!!
Enfim, para nós, nesse tempo, não havia telemóveis, computadores, televisão, e muito... muito mais... que qualquer criança hoje tem...
Mas eramos muito muito felizes!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário