domingo, 15 de março de 2009

Diálogo- "A CIDADE E A ALDEIA"

CIDADE - Quem és tu, assim tão simples?

ALDEIA - E tu, quem és a final?

CIDADE - A nobreza da Cidade!

ALDEIA - Aldeia de Portugal!

CIDADE- Tenho lindas pedrarias, jóias mil de muitas cores!

ALDEIA - E eu tenho o gosto e a vaidade nas minhas tão lindas flores!

CIDADE - Tenho luz de noite a jorros, e não me levas a palma!

ALDEIA - Tenho o SOL durante o dia, de noite a luz da minha alma!

CIDADE - Vivo em palácios vistosos que abundam pela Cidade!

ALDEIA - E eu, num casebre pequeno que o Sol beija com vaidade!

CIDADE - Tenho o luxo e a vaidade(?) De viver com a nobreza(?)

ALDEIA - E eu, o luxo e a vaidade , de gostar da singeleza!

CIDADE - Sou mais rica do que tu, que nada tens afinal!

ALDEIA - Tenho aqui dentro do peito:

"A ALMA DE PORTUGAL"!!!


Este diálogo, de autor desconhecido, fez parte de um Teatrinho que uns alunos meus fizeram na Escola de Mata Mourisca, concelho de Pombal.




1 comentário:

  1. O texto fazia parte do programa da 4a classe do ensino primário na década de 60 e o autor é Aníbal de Mesquita.

    Cumprimentos
    António Costa

    ResponderEliminar