terça-feira, 24 de março de 2009

FÉRIAS NA FIGUEIRA DA FOZ!!!




Todos os anos, no mês de Agosto, há cerca de 50 anos, ia passar 15 dias à praia da Figueira da Foz com a minha querida tia Albertina, primas e tio Luís.Íamos de combóio, porque, nesse tempo, eram poucas as pessoas que tinham carro. Nesta foto está a tia Albertina por trás de mim, eu que sou a mais crescida, ao meu lado dirieito a minha prima Beatriz e a seu lado, a minha prima Dulce Helena. A outra senhora que se vê é também minha tia, a tia Marquinhas, que nesse

ano também nos acompanhou. A tia Albertina costumava alugar uma casa perto do Jardim onde eu e as minhas duas primas adorávamos brincar.

A barraca era alugada a uma senhora que se chamava Rosalina e passávamos o dia todo na praia, pois o SOL não fazia tão mal como hoje. Como se pode ver na foto, o mar chegava junto ao passeio.

Levávamos o almoço para a praia, e "que almoço"!!!Um bom arrozinho de frango feito pela tia Albertina, como só ela sabia fazer, acompanhado de uma boa salada e fruta!

Era engraçada a hora de tomar banho no mar! Era o banheiro, que nos levava ao mar para podermos tomar um banho. Davamos as mãos uns aos outros e ele segurava - nos e quando o banheiro dissesse, tinhamos que mergulhar na onda! Era certo e sabido que naqueles momentos havia sempre choro!

Na praia vendiam gelados, andavam as peixeiras com umas canastrinhas à cabeça a vender camarão, que elas diziam ser da Figueira. Também havia os vendedores da Bolacha Americana e dos Barquilhos.

Perto da casa onde vivíamos, havia um parque com carrinhos eléctricos e depois de jantar íamos até lá para nos deliciarmos com uma voltinha.

E assim, com tão pouca coisa, sentiamo - nos felizes!

Terminados os 15 dias de férias, fazíamos as malas, e lá íamos novamente de combóio até à nossa cidade da Guarda, esperando com paciência, mas com muito desejo que o Verão voltasse para irmos de novo até à Figueira da Foz!!!

Outros tempos, outras épocas!!!

3 comentários:

  1. Que bela recordação. E a foto está o máximo!

    bjs

    João

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!!!
    Que saudades das férias na Figueira da Foz. A praia, os escaldões, as minhas dores de pernas nos primeiros dias dos banhos, as brincadeiras com os lindos pregos de vidro e mais tarde também aquelas deliciosas matinées dançantes no Grande Hotel da Figueira. Lembras-te?
    Djs
    Dulce Helena

    ResponderEliminar
  3. Adorei! A foto está melhor do que qualquer uma das que tirei com a Vera Eloy!

    Q grande recordação!!!!!

    ResponderEliminar