quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quinta - feira da ASCENSÃO


Passados 40 dias depois da Páscoa, celebra - se a Quinta - feira da ASCENSÃO , dia em que Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, antes de subir ao Céu. É uma festividade Cristã que que como passar dos anos foi assumindo um carácter cada vez mais pagão e que este ano se comemora hoje, dia 21 de Maio.
São muita s as localidades portuguesas que elegeram este dia como feriado municipal pois coincide com o Dia da Espiga, festejado nos campos com merendas e bailes populares.
Antigamente, neste dia, as pessoas saíam de manhã para o campo para apanharem a espiga e com ela e outras flores campestres,fazerem um raminho que era guardado até ao próximo ano.
O raminho era composto por uma espiga de trigo, para que houvesse pão todo o ano, um raminho de oliveira para haver azeite, paz e a luz divina, uma folhinha de videira para não faltar o vinho. Ainda havia as flores do campo: malmequeres, papoilas e alecrim para haver muita e muita alegria!
O Dia está bom e vamos todos apanhar a Espiga!

1 comentário:

  1. Olá!Sou a Margarida Almeida, tia da Maria Guarda. Acabei de visitar o seu blog e fiquei encantada com os temas e com a técnica que já tem. Verifiquei que sabe a letra do cântico MIRACULOSA que eu já parcialmente esqueci. Será que pode incluí-la um dia destes? Boa continuação de teclagens.

    ResponderEliminar